sexta-feira, 24 de maio de 2013

JURISPRUDÊNCIA - ALIENAÇÃO PARENTAL - Falsa denúncia - ADVERTÊNCIA

Promover falsa denúncia contra genitor com objetivo de dificultar o convívio com a prole, enseja Alienação Parental.

Aplicação do Art 6o. da lei 12.318/2010. Advertência à mãe quanto a possibilidade da aplicação de multa e perda da guarda por promover acusação contra genitor sem provas, com objetivo de dificultar visitas.

Assim entendeu o TJ/RS em jurisprudência abaixo colacionada.

----

TJ/RS

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Nº 70053490074

Setima Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do RS
Relator: Sérgio Fernando de Vasconcellos Chaves
...
DIREITO DE VISITAS. PAI. ACUSAÇÃO DE ABUSO SEXUAL. PEDIDO DE SUSPENSÃO. SUSPEITA DE ALIENAÇÃO PARENTAL. INTENSA BELIGERÂNCIA. PEDIDO DE REVERSÃO DA GUARDA.

1. Como decorrência do poder familiar, o pai não-guardião tem o direito de conviver com o filho, acompanhando-lhe a educação, de forma a estabelecer com ele um vínculo afetivo saudável.


2. A criança está vitimizada, no centro de um conflito quase insano, onde a mãe acusa o pai de abuso sexual, e este acusa a mãe de promover alienação parental.

3. As visitas estão estabelecidas e ficam mantidas pelo prazo de noventa dias, mas sem a necessidade de supervisão, pois a acusação de abuso sexual não encontra respaldo na prova coligida.

4. Transcorrido esse lapso de tempo, deverá ser reexaminada a ampliação do sistema de visitação, pois o horário fixado mostra-se ainda bastante razoável e permite o contato saudável entre o genitor e a criança, levando em conta a tenra idade desta.

5. A mãe da criança deverá ser severamente advertida acerca da gravidade da conduta de promover alienação parental e das graves conseqüências jurídicas decorrentes, que poderão implicar inclusive na aplicação de multa e de reversão da guarda.

6. A presente decisão é ainda provisória e poderá ser revista a qualquer tempo, caso aportem aos autos elementos de convicção que justifiquem a revisão do que está estabelecido, sendo facultado ao julgador de primeiro grau, inclusive, redefinir os horários para o pai buscar e levar o filho para passear. Recurso provido em parte.


 ----

Para acessar outras jurisprudências que versam sobre o tema, clique aqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário