quarta-feira, 1 de maio de 2013

PSICO-SOCIAL - Artigos

PSICO-SOCIAL - Artigos
Artigos de base científica que versam sobre o tema de Alienação Parental, Guarda Compartilhada decretada em juízo mesmo sem o conscenso dos pais e Abandono Afetivo.

Clique AQUI para acesso a Jurisprudências.
Clique AQUI para acesso a Doutrinas Jurídicas.

Artigos

Estudo: Garotos adolescentes estão mais propenços a delinqüência na ausência do Pai.
Estudo científico da universidade de Melbourne demonstra a importância da presença paterna na criação dos filhos e as possíveis conseqüências desastrosas nos casos de ausência.

O superior interesse do menor
Estudo do tratado  resultado da Convenção Internacional para os Direitos das Crianças (1989), cujo qual o Brasil é signatário, e ratificou como "Princípio Constitucional do Maior Interesse da Criança".

Distância entre as residências e o exercício da Guarda Compartilhada
Artigo mostra trecho de estudo científico realizado por Doutoras Especialistas no tema, que corrobora a aplicabilidade da Guarda Compartilhada mesmo quando existe grande distância entre as residências dos genitores.

Entrevista: Constatava-se a cegueira do Estado em relação à Alienação Parental
Entrevista do Ministério Público com o autor do anteprojeto que deu origem à lei da Alienação Parental, o Juiz Elízio Luis Perez.

Artigo: SENADO: Especialistas sugerem a Guarda Compartilhada para prevenir a Alienação Parental.
Em Audiência Pública no SENADO FEDERAL, especialistas apontam de maneira unânime que a Guarda Compartilhada ajuda a prevenir a Alienação Parental.


Artigo: O Combate efetivo à Alienação Parental
Artigo que demonstra uma visão bastante interessante sobre uma maneira relativamente fácil de eliminar a alienação parental de nossa cultura.


Artigo: Guardar ou alienar?
Artigo que demonstra a visão do Desembargador do TJ/SP Caetano Lagrasta Neto sobre a Alienação Parental. Para ele, a justiça deve agir para que nenhum genitor possa utilizar da morosidade da justiça para impor a TORTURA PSICOLÓGICA da Alienação Parental. A Classificação da Alienação Parental como Tortura Psicológica eleva o delito ao patamar de CRIME HEDIONDO. E tem muita lógica.

Artigo PSICO-SOCIAL - Os filhos na separação dos pais
Arigo escrito por experiente e renomado psicanalista discorre sobre a necessidade da criança de ter convivência com ambos os genitores em igualdade de condições e em ambiente familiar íntimo e livre, para que possa ter saudável desenvolvimento psicológico e intelectual.
José Inácio Parente,
Foi Vice-Presidente da Sociedade de Estudos Psicanalíticos Latinoamericanos -SEPLA e Vice-Presidente da Associação de Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescência - APPIA.
Ex-professor de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUC/Rio.

Artigo PSICO-SOCIAL - A importância de ambos os pais na vida dos filhos.
O Artigo escrito por renomado psicanalista, demonstra em estudos acadêmicos que após a separação conjugal, a criança precisa da convivência com ambos os genitores, em igualdade de condições, ou tanto quando for possível de se aproximar disso. Indeprendete da idade da criança, a presença de ambos os genitores em sua vida é essencial ao seu desenvolvimento. E a separação da criança do convívio materno é possível e até mesmo recomendável do ponto de vista psicológico, à partir de 6 meses de vida, inclusive com pernoites com o pai, sendo o limite imposto apenas pela amamentação.

Artigo político - Projeto de Lei pretende instituir Igualdade Parental no Brasil 
Artigo político escrito por um pai, publicado no Site do Instituto Proteger, demonstra como o Projeto de Lei 1009/2011 pretende instituir a Igualdade Parental de maneira a preservar o direito das crianças de convívio familiar natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário